Energia renovável é aquela que vem de recursos ou fontes de energia que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. As fontes de energia renovável são as que conseguem se renovar, ou seja, não se esgotam, pois estão em constante regeneração. Toda forma de energia é fruto de transformação de um estado para outro e sua origem é sempre a natureza. A diferença entre as designadas renováveis e não renováveis é o tempo e o processo pelo qual são industrializadas para o uso humano. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.
Também chamadas de energias limpas, alternativas, ecológicas e sustentáveis, as energias renováveis atendem à vários aspectos importantes da gestão econômica e ambiental da sociedade contemporânea, que precisam ser compatibilizados.
Entre as principais vantagens das energias renováveis, estão o fato de serem inesgotáveis (em comparação com as de combustíveis fósseis por exemplo), poderem ser implantadas em qualquer lugar do mundo, evitando uma centralização de recursos, proporcionam menor produção de danos ao meio ambiente e dão mais independência na produção de energia, pois utilizam os recursos naturais mais disponíveis.